Mestrado Profissional

 

Acesse aqui o ementário e fluxograma das disciplinas

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Comuns as Áreas de Concentração

 

Gestão Ambiental (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Definição de ciências do ambiente e meio ambiente; noções gerais de ecologia; ecossistemas terrestres; ecossistemas aquáticos; ecossistemas marinhos; introdução ao ecossistema amazônico; princípios de topografia e cartografia; recursos naturais e energia; absorção e adsorsão; princípios de sedimentologia; princípios de filtragem; dispersão de poluentes; poluição gerada por máquinas e motores; técnicas para medida e controle de rejeitos industriais; impacto ambiental em pequenas centrais hidrelétricas; estudos de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental; proteção ambiental (aspectos institucionais e legais); normas ambientais ISO 14000.

 

Tecnologia e Inovação na Engenharia (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Inovação tecnológica: definição e perspectivas; conceitos e propriedades da tecnologia; o processo de inovação tecnológica - conceito, fases e gerenciamento; criação e disseminação de tecnologia; adoção, implementação e disseminação da tecnologia, trabalho criativo, contexto da mudança, processos decisórios; formulação de estratégias. Propriedade intelectual e comercialização de tecnologia. Conceito de tecnologia e inovação. Inovação como instrumento de competitividade. Paradigmas, trajetórias e regimes tecnológicos. Sistemas nacionais de inovação. Sistemas setoriais de inovação.

  

Área de Concentração: Estruturas, Construção Civil e Materiais

 

Linha de Pesquisa: Construção Civil e Materiais

 

Engenharia de Custos e Avaliações (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Conceitos e classificação de custo; características dos custos da construção civil; custos dos insumos da construção civil; refugos, sobras, desperdícios e unidades defeituosas; estimativas de custo e orçamentação: conceitos, classificação e abordagem dos tipos; preço e lucro; conceitos e classificação de valor; metodologias para cálculo do valor; relação entre custo e valor; princípios de viabilidade de empreendimentos de construção civil.

 

Novos Materiais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Resíduos industriais e agrícolas: pesquisa na área de utilização e reciclagem de resíduos sólidos e subprodutos industriais; resíduos industriais e agrícolas utilizados como materiais e componentes de construção. Materiais reciclados na construção civil: o resíduo de construção civil sua composição. Normalização vigente no país para produção de agregados: classificação dos resíduos da construção civil. Novas tendências no estudo de aproveitamento de resíduos: a utilização de garrafas PET; a produção de madeira plástica; a madeira – plástico; reforço de estruturas com materiais compósitos.

 

Qualidade na Construção Civil (3 créditos, 45 horas)

Ementa: O conceito abrangente de qualidade na construção. A tradução da série ISO 9000 para a construção civil. Planejamento e projeto. A qualidade na execução da obra: racionalização dos processos. A gestão de suprimentos: especificação técnica, parceria com fornecedor, redução de estoque, manuseio, qualidade e certificação dos produtos. Assistência técnica. Recursos humanos: treinamento, participação, equipes de melhoria. Organização para a qualidade: estrutura do plano de qualidade, estratégias de implantação. Qualidade empresarial. Princípios e fundamentos dos sistemas de gestão da qualidade; abordagem de processo para sistemas de gestão da qualidade; requisitos e avaliação de sistemas de gestão da qualidade; ciclo de melhoria contínua.

 

Sistemas de Produção (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Competitividade, qualidade e modernização produtiva, gestão da produção, gestão de projetos, inovação e racionalização nos processos construtivos, melhoria no funcionamento da cadeia produtiva, inovação de produtos e processos, qualidade das construções, eficiência da produção, redução dos impactos da produção, competências das empresas, desenvolvimento do processo de produção de empreendimentos, desenvolvimento tecnológico de processos construtivos, desenvolvimento da gestão em canteiros de obras, gerenciamento de resíduos, produção enxuta, produção limpa, gestão ambiental de resíduos industriais.

 

Tecnologia de Concretos e Argamassas (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Estrutura interna do concreto; materiais para dosagem; água; cimento; agregado; materiais pozolânicos; aditivos; métodos de dosagem; controle de qualidade. Requisitos e critérios de desempenho de argamassas, revestimento horizontal ou vertical e assentamento de material cerâmico, propriedades dos materiais constituintes das argamassas.

 

Tecnologia dos Materiais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Introdução à ciência e tecnologia dos materiais, materiais metálicos, materiais cerâmicos, materiais poliméricos, materiais compósitos, microestrutura dos materiais, propriedades físicas e mecânicas dos materiais, aços especiais para construção, materiais empregados em recuperação e reforço estrutural, nanotecnologia aplicada à construção civil.

  

Linha de Pesquisa: Estruturas

 

Patologias de Estruturas

Ementa: Introdução ao estudo de patologias das construções; conceito de Vida Útil e procedimentos de manutenção. Metodologia para diagnóstico e intervenção; origem das falhas nas edificações. Efeitos da presença da umidade no desenvolvimento de patologias em materiais e componentes: alvenaria; revestimento; pisos. Fissuração: causas e mecanismos; alvenaria; revestimentos; pisos; patologias típicas das estruturas de concreto; outros.

 

Projeto de Estruturas de Concreto Armado (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Fundamentos do projeto de estruturas; análise limite última de pilares; análise limite última de vigas à flexão; cálculo de vigas ao esforço cortante; dimensionamento e verificação de lajes lisas ao puncionamento; armaduras de cisalhamento para lajes lisas; introdução à teoria das linhas de ruptura; verificação no estado limite de utilização; experimentação em estruturas de concreto armado. Projeto de edifícios.

 

Projeto de Estruturas de Concreto Pré-Moldado (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Fundamentos do projeto de estruturas; introdução ao estudo das estruturas pré-moldadas de concreto; produção; diretrizes de projeto; sistemas estruturais; ligações; tópicos especiais; novas tecnologias; experimentação de estruturas premoldadas; projeto.

 

Projeto de Estruturas de Concreto Protendido (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Introdução revisão dos fundamentos do concreto protendido: materiais, tecnologia da protensão, metodologia de verificação da segurança estrutural, perdas de protensão, normas técnicas. Estudo analítico dos efeitos da retração e da fluência do concreto e da relaxação do aço de protensão. Deformação total e deformação por fluência do concreto. Métodos de cálculo das deformações por fluência: método geral (Integral Linear de Stieltjes) e métodos algébricos. Deformação por relaxação e fluência do aço de protensão. Efeito da armadura passiva nas deformações do concreto. Redistribuição das tensões em prismas armados e com carga axial. Redistribuições de tensões em estruturas compostas (concreto de diferentes idades). Cálculo de perdas progressivas de protensão. Normas técnicas. Projeto de estruturas protendidas. Projeto e dimensionamento de estruturas hiperestáticas: vigas contínuas, lajes, pórticos. Lajes-cogumelo, lajes nervuradas. Cálculo de perdas de protensão. Estruturas com cabos não-aderentes e cabos externos. Detalhamento. Normas técnicas. Ancoragens por aderência. Reforço de estruturas protendidas. Projeto.

 

Projeto de Estruturas de Madeira (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Projeto. Ações, carregamentos, classes de carregamentos: situações de projeto, valores representativos das ações. Valores de cálculo, fatores de combinação e coeficientes de ponderação, combinações de ações em relação aos estados limites últimos e em estados limites de utilização. Propriedades das madeiras: valores característicos, valores de cálculo. Dimensionamento: esforços atuantes, esforços resistentes, solicitações normais, solicitações tangenciais, estabilidade. Ligações: ligações mecânicas, ligações excêntricas, ligações com adesivos, critérios de dimensionamento. A tecnologia da Madeira Laminada Colada. Disposições construtivas: dimensões mínimas, esbeltez máxima, ligações, procedimentos executivos, classificação de peças, durabilidade da madeira.

 

Projeto de Estruturas Metálicas (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Estruturas de aço: aspectos gerais e campo de aplicação das estruturas de aço. Processo de fabricação do aço. Propriedades dos aços disponíveis no mercado. Diagrama tensão-deformação. Métodos de dimensionamento e normas em vigor. Ações e segurança: método dos estados limites. Dimensionamento e verificação de barras tracionadas, comprimidas, fletidas, flexotracionadas e flexocomprimidas. Dimensionamento e verificação de ligações parafusadas e soldadas. Noções sobre projetos estruturais em aço. Projeto.

  

Área de Concentração: Saneamento Urbano

 

Linha de Pesquisa: Processos e Gestão Ambiental

 

Tecnologia e Inovação na Engenharia (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Inovação tecnológica: definição e perspectivas; Conceitos e propriedades da tecnologia; O processo de inovação tecnológica - conceito, fases e gerenciamento; Criação e disseminação de tecnologia; Adoção, implementação e disseminação da tecnologia, trabalho criativo, contexto da mudança, processos decisórios; Formulação de estratégias. Propriedade intelectual e comercialização de tecnologia. Conceito de tecnologia e inovação. Inovação como instrumento de competitividade. Paradigmas, trajetórias e regimes tecnológicos. Sistemas nacionais de inovação. Sistemas setoriais de inovação

Planejamento e Gestão de Recursos Naturais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Noções Gerais do desenvolvimento sustentável e a importância do planejamento e gestão dos recursos naturais. Conceitos básicos dos recursos naturais (água, solo e ar). Economia ecológica. Os instrumentos institucionais e sociais de gestão dos recursos naturais A problemática do uso dos recursos naturais na Amazônia. Bacia amazônica e sustentabilidade do uso da água. Métodos multicriteriais ao planejamento ambiental dos recursos naturais.

Valoração de Recursos Naturais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Introdução e definição de conceitos meio ambiente, recursos natural e desenvolvimento sustentável; Breve história da economia capitalista e características gerais da economia globalizada; O valor econômico dos recursos naturais na economia global; Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Naturais e serviços ambientais.

Gestão de Recursos Hídricos (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica; Usos dos Recursos Hídricos; Aspectos Conceituais da Gestão de Recursos Hídricos; Aspectos Legais; Aspectos Organizacionais; Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos.

Tratamento de Efluentes e Controle de Impactos Ambientais (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: As Cidades e a Poluição; Contaminantes nas Áreas Urbanas; Sistemas de Infra-Estrutura Sanitária Urbana (Drenagem Pluvial, Abastecimento de Água; Esgoto Sanitário; Resíduos Sólidos); O Sítio Urbano e as Áreas de Preservação Ecológica; Controle da Qualidade da Água; Estudos de Impactos Ambientais; Atividades Sujeitas ao Licenciamento Ambiental; Estudos de Casos.

Avaliação de Impactos Ambientais (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: Tipos de Impactos e as Metodologias de Avaliação Ecológica de Habitats Urbanos; Análise, Previsão e Valoração de Impactos; Principais Métodos e Técnicas de Avaliação; Estrutura e Conteúdo dos EIA-RIMAs; Participação Social na Elaboração e Avaliação de Estudos de Impacto; Processo das Audiências Públicas; Análise de Casos de Impacto em Áreas Urbanas Amazônicas.

Poluição Ambiental (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: Princípios do Equilíbrio Ambiental; Formas de Poluição e Contaminação; Noções de Toxicologia; Compostos Poluidores e Contaminantes Ambientes; Processos de Transporte, Dispersão e Degradação de Poluentes no Ambiente; Poluição Atmosférica; Poluição Hídrica; Poluição do Solo; Poluição Sonora; Padrões de Qualidade do Ar, Água e Solo; Tipos e Etapas do Monitoramento Ambiental; Principais Parâmetros Físico-Químico, Biológico e Antrópicos e Critérios de Relevância e Seleção; Critérios, Padrões de Emissão e Controle; Índices de Qualidade Ambiental.

Geoprocessamento em Meio Ambiente (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: Geoprocessamento: Introdução ao geoprocessamento; Característica dos SIGs; Dados Espaciais; Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial; Topologia; Aquisição e Manipulação de Dados; Sensoriamento Remoto. Sistemas de Posicionamento Global: Definições, conceitos e equipamentos; Principais Sistemas em operação; Técnicas de posicionamento; Georreferenciamento de áreas; Geração de mapas temáticos. Aquisição de Imagens: Tipos de imagens; Análise visual de imagens; Processamento digital de imagens; Aplicação meteorológicas; Aplicações oceanográficas; Aplicações urbanas; Aplicações ambientais. Geoestatística e mapeamento de recursos naturais: Semivariância; Correlações; Interpolações; Krigagem e Cokrigagem; Outros métodos de interpolação; Mapas de isolinhas e outras representações espaciais; Programas Gráficos de representação espacial.

Poluição Aquática e Atmosférica (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: A crise Ambiental; O meio Aquático; Poluição Aquática; Dispersão de poluentes na água; O Meio Terrestre; Poluição do solo urbano; O meio atmosférico; Clima e dispersão de poluentes na atmosfera; Padrões de qualidade do ar.

Gestão de Recursos Hídricos (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: O ciclo hidrológico e bacia hidrográfica. Aspectos conceituais da gestão de recursos hídricos. Aspectos legais. Aspectos organizacionais. Processo de planejamento de recursos hídricos. Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos.

Qualidade da Água (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: A Importância da Água, Disponibilidade Hídrica Global, Usos Múltiplos e Rotas de Uso da Água. Parâmetros Físicos, Físico-Químicos, Químicos e Bacteriológicos. Legislação referente aos Padrões de Qualidade da Água. Processos Gerais de Tratamento. Sedimentação Simples. Aeração. Coagulação. Mistura. Floculação. Decantação. Filtração Rápida e Lenta. Desinfecção. Tratamento de compostos tóxicos e orgânicos refratários. Técnicas Especiais de Tratamento de Águas para Fins Domésticos e Industriais. Características Biológicas das Águas de Abastecimento. Dimensionamento das Unidades de Tratamento de Água.

Resíduos Sólidos (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: Caracterização dos resíduos. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem e reutilização. Acondicionamento, coleta, transporte. Processos de tratamento e tecnologias para reuso e reciclagem. Disposição final de resíduos.

Poluição Subterrânea (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: Elementos de geologia, geofísica e hidrogeologia; Técnicas de investigação de áreas contaminadas; Elementos de remediação de áreas contaminadas; Mapa de vulnerabilidade de aquíferos (métodos GOD e DRASTIC).

Gestão Ambiental (3 créditos, 45 horas)

EMENTA: Definição de ciências do ambiente e meio ambiente; Noções gerais de Ecologia; Ecossistemas terrestres; Ecossistemas aquáticos; Ecossistemas marinhos; Introdução ao ecossistema Amazônico; Princípios de topografia e cartografia; Recursos naturais e energia; Absorção e adsorsão; Princípios de sedimentologia; Princípios de filtragem; Dispersão de poluentes; Poluição gerada por máquinas e motores; Técnicas para medida e controle de rejeitos industriais; Impacto ambiental em pequenas centrais hidrelétricas; Estudos de Impacto ambiental e Relatório de Impacto Ambiental; Proteção ambiental (aspectos institucionais e legais); Normas ambientais ISO 14000.

  

Linha de Pesquisa: Saneamento Ambiental

 

Drenagem Urbana (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Introdução: contexto histórico e perspectivas; sistemas clássicos e técnicas alternativas de drenagem; planejamento, concepção e projeto de sistemas de drenagem. Hidrologia aplicada a sistemas de drenagem: análise das precipitações – curvas IDF e chuvas de projeto; metodologias para cálculo do escoamento superficial, propagação. Hidráulica aplicada a sistemas de drenagem: dimensionamento de obras de microdrenagem, macrodrenagem, estruturas especiais e técnicas alternativas de drenagem urbana.

 

Planejamento, Operações e Controle de Sistemas de Saneamento (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Apresentação das principais características das unidades componentes dos sistemas de saneamento (água, esgoto sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial) utilizados nos municípios, para que sejam entendidas e avaliadas as etapas de planejamento, projeto, operação e manutenção das unidades componentes desses sistemas, bem como, para possibilitar a definição das alternativas mais adequadas para municípios da Amazônia Brasileira.

 

Qualidade e Tratamento da Água (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Ciclo hidrológico. Distribuição da água no planeta. A água e o ser humano. Impurezas encontradas na água. Parâmetros de qualidade da água. Padrões de potabilidade da água. Tipos de tratamento de água para abastecimento. Coagulação. Floculação. Sedimentação. Filtração. Desinfecção.

 

Resíduos dos Sistemas de Saneamento (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Introdução geral. Apresentação da disciplina. Noção de resíduos/definições. Ciclo de resíduos e estratégias de gerenciamento. Situação nacional, estadual e local. Legislação em vigor. Normalização. Características dos resíduos urbanos: composição, umidade, densidade, PCS e PCI, relação C/N. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Tipos de modelos (convencional e participativa). Atividades técnico operacionais do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Limpeza urbana. Aspectos institucionais e administrativos. Sistema de coleta e transporte. Sistema de varrição, capinação de vias e logradouros públicos. Planejamento dos serviços e operações especiais. Aspectos de valorização dos resíduos urbanos. Definições. Objetivos da recuperação de materiais. Técnicas de recuperação: anterior à coleta, coleta seletiva e usinas de triagem. Recuperação de metais, papel, plásticos, vidros, etc. Efeitos da recuperação na economia. Aterro sanitário. Definições. Estudo de impacto: metodologia. Diferentes tipos de aterro. Resíduos admissíveis. Métodos de execução. Instalações. Teoria da degradação dos resíduos. Geração e produção de efluentes. Coleta e tratamento do biogás e dos líquidos percolados. Monitoramento. Utilizações posteriores das áreas. Considerações sobre custo. Incineração e pirólise. Princípios gerais da incineração. Poder calorífico - PCS e PCI. Combustão teórica sem excesso de ar. Combustão com excesso de ar. Relação entre poder calorífico e quantidades de ar necessário. Tratamento de fumaça, cinzas e escória. Instalações e fornos. Pirólise: princípios. Compostagem. Definições. Características do composto. Processos de compostagem. Influência dos parâmetros: substrato, temperatura, pH, quantidade de oxigênio. Valorização agrícola do composto. Efeitos da aplicação do composto. Qualidade do composto. Comercialização. Instalações. Resíduos sólidos hospitalares. Legislação em vigor. Principais categorias de resíduos. Coleta intra - hospitalar. Operações de triagem. Transporte e estocagem. Pré-tratamentos e Tratamento final.

 

Resíduos Sólidos Especiais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Resíduos sólidos e sua relação com o homem e o maio ambiente. Classificação dos resíduos sólidos. Resíduos sólidos especiais – resíduos industriais e hospitalares. Acondicionamento. Coleta. Transporte. Tratamento e disposição final.

 

Tratamento de Efluentes (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Noções de qualidade das águas. Características dos efluentes. Impactos ambientais causados por efluentes. Tipos de tratamento de efluentes. Aspectos econômicos e tecnológicos. Tratamento preliminar e primário. Tratamento anaeróbio. Tratamento aeróbio.

 

Contaminação de Águas Subterrâneas (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Elementos de geologia, geofísica e hidrogeologia; Técnicas de investigação de áreas contaminadas; Elementos de remediação de áreas contaminadas.